Podcasts

Revisitando os Clássicos - Casablanca


Oi gente!

Aqui é a Cassita, participante "itinerária" do podcast do Cinéfilos sem Causa. A falta de tempo e excesso de vida me deixa um pouco longe daqui, mas o Wagner me convidou para escrever uma coluna aqui no site e assim, posso ficar um pouco mais perto das paixões cinematográficas.

Entre os temas que pensei em escrever, acho que os clássicos seriam algo legal para comentar e recomendar por aqui. Claro, tem muita coisa que eu ainda preciso ver... mas vou trazendo pra cá assim que achar tiver algo legal pra comentar! :)

Para hoje, vou começar com o meu favorito da vida e que me fez ser mais apaixonada ainda por cinema: Casablanca!

O filme de 1942, um clássico noir de Michael Kurtis, conta a história do romance de Rick (Humphrey Bogart) e Ilsa (Ingrid Bergman) e as implicações de um envolvimento passado no meio da Segunda Guerra Mundial. Rick é dono de um bar em Casablanca, no Marrocos - cidade por onde muitos combatentes passam e onde o casal se reencontra, após anos de afastamento e um passado em comum numa romântica Paris.

Minha grande paixão por esse filme vem da atmosfera misteriosa do preto-e-branco, que casa muito bem com a cenografia, trilha sonora clássica e o modus operandi do cinema hollywoodiano dos anos 40. Além disso, o drama no envolvimento dos personagens é tenso e melancólico como a guerra que acontece no pano de fundo e têm uma beleza que não consigo não admirar... 

Um grande exemplo é a música mais famosa do filme, tocada no seguinte trecho:


A cena resume bastante estas qualidades que me prendem tanto ao filme e faz com que ele seja um clássico eterno: a beleza da canção que se adapta tão bem à beleza de Ingrid Bergman,;além da tensão quando o personagem de Bogart repreende Sam, o pianista, por tocar a canção que o lembrara do romance - até chegar no ápice: a troca de olhares entre os ex-amantes e a tensão do filme que se marca a partir daí.

Acho que esta cena consegue incentivar quem ainda não viu o filme. Uma beleza marcante dos anos 40, que merece estar presente na lista de clássicos assistidos de todos!

Já viu o filme? Comenta aí o que vocês acharam! E até a próxima! ;)

CinÉfiLos SeM CaUsA!! | Distributed By Wordpress Templates | Designed By Templateism.com

Tecnologia do Blogger.